Medidas preventivas para o coronavírus

Ações simples podem evitar a contaminação do novo coronavírus e, em meio a um problema tão grave, é extremamente importante buscar informações oficiais, evitando a fake news que só desinformam e causam pânico desnecessário. O coronavírus foi identificado em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China, responsável por causar uma doença respiratória que pode ir de sintomas leves até quadros de maior gravidade, como a pneumonia. As autoridades de saúde da China afirmam que o vírus já tirou a vida de mais de 360 pessoas. Ainda segundo as autoridades, mais de 17 mil pessoas já foram infectadas apenas na China continental.
Sintomas e prevenção
Os sintomas podem parecer como o de uma gripe ou resfriado comum, é importante que quem esteve em viagem recente para a região de início de circulação do vírus, a China, comunique aos profissionais de saúde. Os sinais comuns da infecção incluem sintomas respiratórios, febre, tosse e dificuldade para respirar. Nos casos mais severos, a infecção pode evoluir para pneumonia, síndrome respiratória aguda grave e até óbito. Muitos dos pacientes diagnosticados inicialmente tiveram alguma ligação com um grande mercado de frutos do mar e animais vivos, sugerindo disseminação de animais para pessoas. Mas com a crescente confirmação de casos, conclui-se que a transmissão agora é de pessoa para pessoa.
Confira dicas de prevenção:
- Importante lavar as mãos com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento.
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
- Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
- Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
- Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após lavar as mãos).
Tratamento
Não há tratamento antiviral específico recomendado para a infecção 2019-nCoV. As pessoas infectadas com 2019-nCoV devem receber cuidados de suporte para ajudar a aliviar os sintomas.
Confira também a página oficial do Ministério da Saúde sobre o coronavírus.
Augusto Barros Santos
Assessoria de Comunicação
GBMA Seguros