top of page

Começa a temporada de doenças respiratórias


Damos as boas-vindas ao outono, que tem as características parecidas tanto com as do inverno como com as do verão, afinal, ele separa estas duas estações. Com a chegada do outono, vem a considerável alta nos índices das doenças respiratórias, onde entre as principais estão a asma, bronquite, rinite e sinusite. É nessa época do ano que o clima fica bastante seco, devido à baixa umidade relativa do ar, e o aumento da poluição. O cigarro é outro inimigo das doenças respiratórias, o fumo diminui as defesas do pulmão, os fumantes desenvolvem a bronquite crônica ou enfisema pulmonar, após os 50 anos de idade.


A temperatura fica mais amena, especialmente à noite, é quando à a queda da umidade relativa do ar. O clima fica propício para a transmissão de vírus e para a proliferação de fungos e bactérias, a primeira dica é evitar aglomerações, é possível preveni-las para aproveitar o que há de melhor nessa estação. Não se automedique, casos de sintomas ligados a estas doenças, o melhor é procurar um posto de saúde, pois, só um profissional de saúde pode indicar a melhor medicação e a dose adequada tanto para doenças respiratórias, quanto para alergias e viroses.


De acordo com o pneumologista do Instituto do Coração (InCor – HCFMUSP), ligado à Universidade de São Paulo, Carlos Carvalho, “o ar frio por si só já causa irritação das mucosas nas vias nasais, provocando inflamação. Tal condição facilita a entrada de vírus e bactérias, que podem causar infecções do aparelho respiratório — composto por vias nasais, boca, faringe, laringe, tranqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e sacos alveolares.”

Sobre a prevenção:


Devemos evitar os ambientes fechados, pois o risco de haver circulação de diferentes vírus é alto e beber bastante água, para manter a hidratação do organismo, esses são as principais medidas preventivas contra as doenças respiratórias. Manter uma alimentação saudável e sempre praticar exercícios de forma adequada, também é fundamental. Lembrando que a consulta a um médico é indispensável.




Augusto B. Santos

Assessoria de Comunicação – GBMA Seguros

10 visualizações0 comentário
bottom of page