Alimentos que fortalecem o sistema imunológico




O Corona vírus vem avançando significantemente, colocando autoridades do mundo todo em alerta e aqui no Brasil o caso vem crescendo exponencialmente dia a após dia. Além das medidas higiênicas, evitar aglomerações e também o contato físico, mantenha o fortalecimento do organismo é uma atitude importante, alguns alimentos tem como aliados do sistema imunológico, que atacam qualquer tipo de vírus e bactérias.

Consumir alimentos compostos de bioativos, fitoterápicos, vitamina C, zinco e probióticos é uma maneira, comprovada cientificamente, de manter o organismo mais forte para a luta contra as infecções. Nosso sistema imunológico é composto pela mucosa que reveste nossos tecidos, onde estão presentes as imunoglobulinas.

Shot eficaz

Uma ótima receita para fortalecimento de defesas do organismo é feita com água morna, limão, açafrão e uma pitada de pimenta do reino. Pela parte da manhã o composto pode ser preparado com 50 mls de água morna e limão, uma colher de chá de açafrão e mais uma pitada de pimenta do reino, ajuda na absorção dos componentes do açafrão. A mistura deve ser tomada em jejum.

Que abelhas produz

Os alimentos que são produzidos pelas abelhas como a própolis e a geleia real também são aliados quando a intenção é fortalecer o organismo. No caso das crianças, cinco gotas por dia de extrato aquoso de própolis, diluídas em água. Já para os adultos, são 20 gotas por dia do extrato de própolis alcoólico. Adultos também podem usar 1 grama de geleia real ao dia, de forma sublingual.

Bactérias do bem

Alimentos ricos em prebióticos contribuem para que nosso organismo cultive as bactérias do bem, elas ajudam no bom funcionamento orgânico, como os sucos ricos em vitaminas C, acerola, limão, laranja e das saladas, ricas em fibras, que beneficiam o intestino. Uma outra recomendação é tomar sol para manter bom nível de vitamina D.


Em entrevista concedida ao portal Exame, a nutróloga Nivea Bordin, explica, como cuidar da imunidade em tempos de pandemia - “É importante manter uma boa imunidade”. “Comer mal e dormir mal são ações que podem reduzir a imunidade, deixando o corpo mais susceptível a contaminações. ” Especialista na área pela Associação Brasileira de Nutrologia, ela esclarece que não existem alimentos milagrosos que curem ou evitem a Covid-19, mas que hábitos saudáveis podem ajudar.



Augusto Barros Santos

Assessoria de Comunicação - GBMA Seguros

29 visualizações0 comentário